O ex-chefe de Gabinete argentino Sergio Massa, líder da opositora Frente Renovador e candidato a deputado pela província de Buenos Aires, venceu as eleições legislativas neste domingo no maior distrito eleitoral do país, segundo os primeiros resultados da apuração oficial.
Contabilizados 39,9% dos votos em nível nacional e 21,5% na província de Buenos Aires, Massa, atual prefeito da cidade na província de Buenos Aires de Tigre, venceu com 42,64% dos votos, 12 pontos acima de seu principal adversário político, o governista Martín Insaurralde, do governante Frente para la Victoria.
Insaurralde, prefeito do município portenho de Lomas de Zamora, ficou em segundo lugar na província como cabeça de lista para deputados pelo FPV, com 30,88% dos votos.
Em nível nacional, o partido mais votado foi o governista Frente para la Victoria, com 32% dos votos, seguido da força radical Unión Cívica Radical, com 26,02%, e a conservadora Propuesta Republicana, com 11,78%, enquanto a Frente Renovador de Massa ficou em quarto lugar com 7,84% dos votos.
O pleito registrou uma participação de 78,80% em um dia no qual 30,5 milhões de argentinos foram convocados para votar para renovar metade das cadeiras da Câmara dos Deputados e um terço das do Senado. EFE