Comparação entre índices de Brasil, Croácia e Venezuela| Foto: Reprodução

O político venezuelano Henrique Capriles, que foi opositor de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais do país, está fazendo uma campanha nas suas redes sociais durante a Copa, em que compara a Venezuela com os países que estão jogando.

CARREGANDO :)

Na iniciativa, chamada Tarjeta Roja (Cartão Vermelho), ele coloca índices de inflação, facilidade para fazer negócios e taxa de homicídio e compara com a Venezuela. Entre Brasil e Croácia, por exemplo, o Brasil tem 6,2% de inflação; a Croácia 0,5%; e a Venezuela 61,5%. O Brasil ocupa o posto 116 na facilidade para fazer negócios; a Croácia o 89 e a Venezuela o 181. A taxa de homicídio no Brasil é 21,8 por 100 mil habitantes; na Croácia, é 1,4; e, na Venezuela, 53,7.

Além dessas comparações, ele faz outras mais específicas de acordo com o que se destaca em cada país. "O Brasil é o maior exportador da região, enquanto a Venezuela importa a metade dos alimentos que consome", diz o cartão divulgado na rede social por Capriles.

Publicidade

Na última eleição, Capriles teve 49,07%, enquanto Maduro ficou com 50,66%. Ele também havia sido o principal rival de Hugo Chávez em sua última eleição.