Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições na Argentina

Opositores venezuelanos felicitam Milei por vitória nas eleições presidenciais argentinas

Javier Milei foi eleito neste domingo (19) como novo presidente da Argentina (Foto: EFE/Tomás Cuesta)

Ouça este conteúdo

Vários opositores venezuelanos felicitaram nesta segunda-feira (20) o libertário Javier Milei por seu triunfo nas eleições presidenciais da Argentina, nas quais venceu neste domingo (19) o candidato governista, Sergio Massa, com mais de 11 pontos de vantagem.

Em uma postagem no X (antigo Twitter), a ex-deputada Tamara Adrián, candidata nas primárias antichavistas de 22 de outubro, cumprimentou o presidente eleito argentino, a quem desejou que tivesse a "sabedoria necessária para cumprir a tarefa de governar um país que tem que curar feridas e alcançar um futuro de prosperidade influente”.

Na mesma rede social, a presidente do partido Primeiro Justiça (PJ), María Beatriz Martínez, parabenizou Milei, a quem desejou “sucesso na sua gestão”, e manifestou seu reconhecimento ao povo argentino que participou nas eleições “deste lindo país que recebeu tantos venezuelanos".

O duas vezes candidato presidencial venezuelano Henrique Capriles também deu os parabéns aos argentinos pela “exitosa jornada democrática” e garantiu que o país caribenho sempre desejará “o melhor para a Argentina, também lar de muitos venezuelanos”.

Por sua vez, o ex-presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Andrés Caleca, que também foi candidato nas primárias, felicitou Milei, de quem os venezuelanos esperam, segundo disse, "um compromisso incontornável com a luta dos democratas neste país".

Já a líder da principal coalizão opositora da Venezuela, María Corina Machado, disse no domingo (19) que o triunfo da direita argentina é também o da luta pela “mudança” e pela “liberdade” na América Latina.

O triunfo de Milei representa uma fratura ideológica nas relações entre Caracas e Buenos Aires, que viveram tensões durante a presidência do argentino Mauricio Macri (2015-2019) e voltaram à normalidade durante o atual mandato de Alberto Fernández.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.