Vários opositores venezuelanos felicitaram nesta segunda-feira (20) o libertário Javier Milei por seu triunfo nas eleições presidenciais da Argentina, nas quais venceu neste domingo (19) o candidato governista, Sergio Massa, com mais de 11 pontos de vantagem.
Em uma postagem no X (antigo Twitter), a ex-deputada Tamara Adrián, candidata nas primárias antichavistas de 22 de outubro, cumprimentou o presidente eleito argentino, a quem desejou que tivesse a "sabedoria necessária para cumprir a tarefa de governar um país que tem que curar feridas e alcançar um futuro de prosperidade influente”.
Na mesma rede social, a presidente do partido Primeiro Justiça (PJ), María Beatriz Martínez, parabenizou Milei, a quem desejou “sucesso na sua gestão”, e manifestou seu reconhecimento ao povo argentino que participou nas eleições “deste lindo país que recebeu tantos venezuelanos".
O duas vezes candidato presidencial venezuelano Henrique Capriles também deu os parabéns aos argentinos pela “exitosa jornada democrática” e garantiu que o país caribenho sempre desejará “o melhor para a Argentina, também lar de muitos venezuelanos”.
Por sua vez, o ex-presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Andrés Caleca, que também foi candidato nas primárias, felicitou Milei, de quem os venezuelanos esperam, segundo disse, "um compromisso incontornável com a luta dos democratas neste país".
Já a líder da principal coalizão opositora da Venezuela, María Corina Machado, disse no domingo (19) que o triunfo da direita argentina é também o da luta pela “mudança” e pela “liberdade” na América Latina.
O triunfo de Milei representa uma fratura ideológica nas relações entre Caracas e Buenos Aires, que viveram tensões durante a presidência do argentino Mauricio Macri (2015-2019) e voltaram à normalidade durante o atual mandato de Alberto Fernández.