Johanesburgo A rainha de programas de entrevistas dos Estados Unidos Oprah Winfrey inaugurou ontem uma escola de alta qualidade para garotas sul-africanas pobres, mas talentosas, satisfazendo um sonho há muito acalentado e cumprindo uma promessa feita a seu herói, Nelson Mandela.
"Queria dar esta oportunidade às meninas que tinham uma luz tão brilhante de forma que nem mesmo a pobreza poderia apagar esta luz", afirmou Winfrey, declarando que "este foi o momento mais orgulhoso e mais sério da minha vida".
O ex-presidente Nelson Mandela estava entre os convidados, ao lado das cantoras Tina Turner, Mary J. Blige e Mariah Carey, dos atores Sidney Poitier e Chris Tucker, e do diretor Spike Lee, na cerimônia de inauguração da Academia para Meninas dirigida por Oprah Winfrey, na pequena cidade de Henley-on-Klip, ao sul de Johanesburgo.
"Esta é uma senhora que, apesar da sua origem humilde, se tornou uma das maiores benfeitoras das pessoas desfavorecidas em todo o mundo", afirmou Mandela em uma declaração.
A escola, cuja montagem envolveu investimentos de US$ 40 milhões, tem como objetivo dar uma educação de qualidade para 152 meninas de famílias desfavorecidas, em um país onde os colégios lutam para superar o legado do apartheid. A instituição deverá acolher 450 alunas.