Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Repercussão

Orgulho gay supera Copa do Mundo em número de publicações no Instagram

Imagem da parada do orgulho LGBT, Pride, em Nova York, no último domingo | EDUARDO MUNOZ/REUTERS
Imagem da parada do orgulho LGBT, Pride, em Nova York, no último domingo (Foto: EDUARDO MUNOZ/REUTERS)

O número de publicações no Instagram que celebraram o orgulho LGBT (sigla para lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) na última semana foi superior ao de publicações relacionadas a um grande evento esportivo que durou um mês: a Copa do Mundo do Brasil, realizada em 2014. O levantamento é da revista “Time”.

O valor recorde mostra a repercussão da aprovação, na última sexta-feira (26), do casamento entre pessoas do mesmo sexo pela Suprema Corte dos Estados Unidos. Também no fim de semana foi realizada a parada do orgulho LGBT nos Estados Unidos -- evento chamado de Pride (orgulho, em português) -- que deixou o tema em evidência.

Segundo a revista, 35 milhões de pessoas em todo o mundo participaram de alguma forma das discussões virtuais, gerando um total de 116 milhões de interações (fotos, curtidas e comentários) na rede social dedicada ao compartilhamento de imagens e vídeos.

Entre as hashtags mais usadas, a que liderou foi #lovewins (“amor vence”, tag usada inclusive pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, após anúncio da decisão da Suprema Corte). Outros termos, como #Pride, #Equality (“igualdade”) e #Lgbt também ficaram no top 10.

De acordo com a Time, embora o maior número de interações tenha ocorrido em solo norte-americano, usuários de outros países -- entre eles o Brasil -- ajudaram a engrossar os dados.

A revista destaca ainda que mudanças no Instagram, que facilitou a busca de assuntos, pode ter influenciado no resultado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.