O número de publicações no Instagram que celebraram o orgulho LGBT (sigla para lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) na última semana foi superior ao de publicações relacionadas a um grande evento esportivo que durou um mês: a Copa do Mundo do Brasil, realizada em 2014. O levantamento é da revista “Time”.
O valor recorde mostra a repercussão da aprovação, na última sexta-feira (26), do casamento entre pessoas do mesmo sexo pela Suprema Corte dos Estados Unidos. Também no fim de semana foi realizada a parada do orgulho LGBT nos Estados Unidos -- evento chamado de Pride (orgulho, em português) -- que deixou o tema em evidência.
Segundo a revista, 35 milhões de pessoas em todo o mundo participaram de alguma forma das discussões virtuais, gerando um total de 116 milhões de interações (fotos, curtidas e comentários) na rede social dedicada ao compartilhamento de imagens e vídeos.
Entre as hashtags mais usadas, a que liderou foi #lovewins (“amor vence”, tag usada inclusive pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, após anúncio da decisão da Suprema Corte). Outros termos, como #Pride, #Equality (“igualdade”) e #Lgbt também ficaram no top 10.
De acordo com a Time, embora o maior número de interações tenha ocorrido em solo norte-americano, usuários de outros países -- entre eles o Brasil -- ajudaram a engrossar os dados.
A revista destaca ainda que mudanças no Instagram, que facilitou a busca de assuntos, pode ter influenciado no resultado.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano