Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Américas 1

Ortega, o novo alvo dos EUA

Manágua – O ex-revolucionário nicaragüense Daniel Ortega está virtualmente eleito para voltar ao poder, segundo resultados eleitorais divulgados ontem. Com mais de 60% das urnas apuradas, Ortega tinha 38,6% dos votos, quase oito pontos porcentuais na frente do principal adversário, Eduardo Montealegre, considerado pró-americano. Na Nicarágua, para vencer no primeiro turno é preciso ter pelo menos 35% dos votos e ficar cinco pontos porcentuais acima do segundo colocado.

Ortega comandou a revolução sandinista em 1979 e governou até 1990, a maior parte do tempo envolvido numa guerra civil contra a guerrilha Contra, financiada pelos EUA.

Ortega, de 60 anos, abandonou o marxismo e agora fala principalmente em Deus, paz e reconciliação. Durante a campanha, ele prometeu colaborar com o empresariado e apoiou um tratado comercial com os EUA. No entanto, sua volta ao poder, ainda que em tom mais moderado, é um revés para os EUA e um presente para o governo venezuelano de Hugo Chávez, que tenta formar uma aliança antiamericana na América Latina.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros