![Daniel Ortega Nicarágua](https://media.gazetadopovo.com.br/2023/05/05100652/e65541dcefbe1b767cd3d8edd0e35a94524534e7w-660x372.jpg)
O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, prometeu neste domingo (11) ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, que, "diante das contínuas e novas ameaças do imperialismo", numa referência aos Estados Unidos, continuará a fortalecer "os laços históricos de fraternidade, camaradagem, solidariedade e cooperação que unem e caracterizam" os dois países. Em mensagem por ocasião do 33º aniversário do Dia da Rússia, Ortega e sua esposa, a vice-presidente Rosario Murillo, parabenizaram Putin em carta.
"Caro irmão, na ocasião solene da comemoração do 33º aniversário do Dia da Rússia, em 12 de junho, permita que nos juntemos orgulhosamente a você, ao povo irmão e ao governo da Federação Russa para celebrar mais um ano de vitórias, patriotismo e defesa de sua soberania, pela paz, prosperidade e progresso", escreveram.
"Reiteramos a você, querido irmão, que o povo e o governo de Reconciliação e Unidade Nacional da República da Nicarágua, diante das contínuas e novas ameaças do imperialismo, continuarão a fortalecer os laços históricos de fraternidade, parceria, solidariedade e cooperação que nos unem e nos caracterizam com o povo irmão e o governo da Rússia para a realização de uma ordem mundial multipolar", disse o casal.
O embaixador da Rússia na Nicarágua, Alexander Khokholikov, afirmou na noite da última sexta-feira (9) que o Kremlin está fortalecendo a sua cooperação "pragmática e privilegiada" com o governo nicaraguense para melhorar sua presença na América Latina. Desde que o líder sandinista Daniel Ortega retornou à presidência do país centro-americano, em 2007, Nicarágua e Rússia fortaleceram suas relações em todos os campos. A Rússia é aliada de longa data da Nicarágua, e durante o primeiro governo sandinista (1979-1990) forneceu armamento soviético às Forças Armadas nicaraguenses.
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Nova pesquisa aponta que Bolsonaro venceria Lula nas eleições de 2026; assista ao Sem Rodeios
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura
Congresso se movimenta para mexer nas regras eleitorais, de olho em 2026