Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA

Os 100 dias de Obama

Obama tem taxas de aprovação superiores a 60% | Saul Loeb/ AFP
Obama tem taxas de aprovação superiores a 60% (Foto: Saul Loeb/ AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tentou minimizar a importância do marco de cem dias de seu governo, completados ontem. Mas o presidente cuja eleição foi celebrada não só nos EUA, mas em todo o mundo, aproveitou a data para comemorar sob os holofotes sua alta popularidade, com taxas de aprovação superiores a 60%.

O marco dos cem dias é tradicionalmente usado nos EUA para avaliar as políticas do recém-chegado presidente, mas analistas alertam que ainda é cedo para dizer se a longa lista de iniciativas de Obama terá sucesso. "Em suas primeiras 14 semanas e dois dias, o presidente Obama teve um início contundente, encarando as políticas falidas mais críticas e as ameaças mais urgentes que herdou", disse o jornal The New York Times, em seu editorial.

A Casa Branca tentou minimizar a marca dos cem dias de governo Obama, completados ontem, dizendo se tratar de um termômetro artificialmente criado pela mídia.

Entre os feitos de Obama, estão a aprovação de um plano de US$ 787 bilhões para a luta contra a crise econômica, a estipulação das bases para o fim da ocupação do Iraque, a fixação de uma nova estratégia para o Afeganistão e a ordem para se fechar da prisão de Guantánamo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros