Londres – Cientistas da Universidade de Bristol, na Inglaterra, descobriram que a época do ano em que a criança nasce pode ser decisiva para seu desenvolvimento esportivo. Crianças nascidas nos meses de outono e inverno tendem a ser mais "esportistas", de acordo com este grande estudo sobre a infância chamado "Crianças dos anos 90". Os pesquisadores acompanharam a saúde e o crescimento de 14 mil crianças desde antes de seu nascimento, no início da década de 90.

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O estudo, publicado na Revista Britânica de Medicina, mostra que as crianças que nascem durante a primavera são mais ociosas. Os nascidos no verão são 4,5 % mais ativos e os nascidos nos meses de outono e inverno, 9%.

Os pesquisadores solicitaram a 5.451 crianças de 11 e 12 anos para usarem um dispositivo ao redor da cintura capaz de medir, a cada minuto, o nível de atividade durante a semana. Eles então compararam a atividade das crianças com uma série de variáveis como a data de nascimento, o nível de atividade durante a gravidez e o número de irmãos.

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Calum Mattocks, o chefe de pesquisa, disse que é pouco provável que exista uma explicação biológica. Ele suspeita que isto tenha a ver com a época que a criança começa a freqüentar a escola.

"Se você nasceu mais tarde durante o ano escolar, naturalmente você deve ser menor que seus coleguinhas e isso pode trazer desvantagens nos esportes e em outras atividades e brincadeiras", diz.

"As crianças mais velhas tendem a ser maiores e mais fortes que seus colegas de classe e tem mais chance de se darem bem nos esportes, o que talvez acabe as deixando mais interessadas na prática esportiva à medida em que vão crescendo", acrescenta ele.

O estudo pode ajudar escolas a desenvolver atividades de classe para encorajar as crianças menores e mais novas e auxiliá-las na melhora da forma física. "Estudos anteriores indicaram que as crianças que nascem no final do ano escolar podem sofrer desvantagens acadêmicas. Nossas descobertas mostram que isso também vale para a atividade física, o que pode resultar em um impacto no futuro da saúde dessas crianças. Se os professores tiverem consciência disto, eles podem possibilitar aos menores que alcancem o mesmo nível das outras crianças. Assim sendo, estas crianças ficariam mais motivadas e tentariam mais antes de dizer que não são boas neste ou naquele esporte ou atividade", explica Mattocks.

O estudo também constatou que ter ao menos um dos pais praticando atividade física faz com que as crianças sejam 4% mais ativas. O mesmo ocorre quando um dos irmãos é fisicamente ativo.

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Nota: como o verão europeu é durante o inverno no Hemisfério Sul, o ano escolar nos países da Europa começa em setembro.