• Carregando...

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que os líderes da América do Sul precisam encontrar respostas conjuntas e coordenadas aos desafios de segurança na região. A declaração foi feita em entrevista ao jornal boliviano La Razón. Segundo ele, esta é a única maneira de superar an­­tigas diferenças que dificultam o diálogo.

"É por esse motivo que os líderes da Unasul (União das Nações Sul-Americanas) vão se reunir no dia 28 em Bariloche, Argentina. Vamos discutir todos os assuntos pendentes e começar a propor respostas coletivas para os problemas que temos em comum, inclusive para aqueles em torno dos quais ainda não há consenso", afirmou.

Uma das principais preocupações, segundo Lula, é a segurança na região. "Todos os líderes da América do Sul estão de acordo que o fortalecimento da infraestrutura regional de comunicações, transportes e energia é vital para seguirmos em direção a uma real integração. Ao mesmo tempo, precisamos encontrar respostas conjuntas e coordenadas aos desafios de segurança na região, começando pelo combate ao narcotráfico e ao crime organizado, em todas suas manifestações."

"Precisamos abandonar o velho hábito de esperar respostas de fora ou simplesmente fingir que os problemas não existem", completou.

Apesar de reconhecer as diferenças existentes, Lula disse que elas "são mais de modo do que de conteúdo". "Nossos objetivos fun­­damentais são compatíveis e, ao mesmo tempo, convergentes."

Bases

Na recente cúpula da Unasul, realizada em Quito em 10 de agosto, foi proposta a realização de um novo encontro extraordinário de presidentes, para discutir a ampliação do acordo que permitirá aos Estados Unidos utilizar bases militares na Co­­lômbia.

Lula visitará a Bolívia hoje, onde se reunirá com o chefe de Estado boliviano, Evo Morales, para analisar a agenda bilateral com especial atenção a assuntos como os contratos do gás, as relações comerciais, a luta contra o narcotráfico, as infraestruturas, e a cooperação tecnológica e científica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]