Osama bin Laden era notado não apenas pela altura, mas também pelo comportamento sério e conservador, de acordo com um taiuanês que diz que o líder da Al-Qaeda, morto por tropas norte-americanas na segunda-feira, foi seu aluno em aulas de judô na Arábia Saudita.
Jimmy Wu, um importante sensei de judô de Taiwan, disse à Reuters durante um torneio na cidade de Taichung que conheceu Bin Laden quando treinava a seleção nacional saudita de judô, entre 1981 e 1991.
Bin Laden, a quem Wu chamava apenas de "Osama", participava de suas aulas enquanto era um estudante universitário. Ele era muito alto para o judô, então Wu o aconselhou a não seguir no esporte. Contudo, por Bin Laden ser persistente, o sensei o aceitou.
"Eu não conhecia o nome Bin Laden àquela altura", afirmou. "Após o 11 de setembro, fui convidado para um seminário, e alguns de meus ex-alunos que estavam lá disseram ´Oh Jimmy, Osama, agora ele é nosso herói`. Fiquei surpreso e olhei para algumas fotos e falei ´ah, esse cara` e comecei a me lembrar dele."
Wu mostrou fotos suas com um jovem sério, alto, magro, com barba e um tufo de cabelos negros, que disse ser Bin Laden. Osama frequentava as aulas de duas a três vezes por semana, mas Wu nunca o viu novamente depois de 1984.
A Reuters não tinha como verificar se o homem nas fotos era Osama bin Laden.
Bin Laden foi morto a tiros por forças norte-americanas no Paquistão na segunda-feira. Ele estava na lista dos homens mais procurados pelos EUA desde que seus seguidores realizaram os ataques de 11 de setembro de 2001 no World Trade Center, em Nova York.
Autoridades paquistanesas disseram neste sábado que ele pode ter vivido no país por sete anos.
Wu, atualmente um cidadão australiano que divide seu tempo entre Sydney, Taiwan e Oriente Médio, relembrou uma vez em que sua mulher foi encontrá-lo na academia onde as aulas ocorriam. Ela queria ir ao shopping, e Wu estava atrasado.
"Ela entrou na academia e a maioria dos estudantes não se importou, alguns sorriram, mas um muito alto veio a mim e disse ´quem é ela?`". Wu respondeu que era sua mulher. "O altão disse: ´isto é uma academia, nenhuma mulher deveria estar aqui`. Ele não aprovou. Eu tenho isso particularmente gravado na memória. Era Osama".
Deixe sua opinião