A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) anunciou ontem que a ofensiva contra insurgentes do Taleban no sul do Afeganistão foi "completada com êxito, informou um comandante da aliança militar.
O general David Richard, que lidera a força de 20 mil soldados da OTAN, classificou a operação de duas semanas de duração contra os talebans como "um significativo sucesso. Os insurgentes foram forçados a abandonar suas posições e os esforços de reconstrução e desenvolvimento em três áreas do sul do país devem começar em breve, de acordo com Richard.
Um atentado suicida perto de um comboio militar americano nas proximidades de Cabul deixou ontem três soldados dos EUA feridos e um civil morto, além do terrorista, informou um porta-voz da coalizão. O ataque ao leste da capital afegão também deixou um outro civil ferido, afirmou o porta-voz Marcelo Calero, sem especificar as nacionalidades das vítimas.
Tropas americanas e afegãs lançaram uma ampla ofensiva contra os talebans na região leste do Afeganistão, enquanto a Otan promovia uma operação contra insurgentes no sul do país.
A operação que envolve 7 mil homens e tenta neutralizar a insurgência do Taleban acontece quase cinco anos após a invasão dos Estados Unidos ter derrubado o grupo extremista do poder.