Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reunião

Otan concorda com escudo de defesa antimísseis, diz Obama

Os líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) concordaram em desenvolver um escudo de defesa antimísseis capaz de proteger o território de todos os países da aliança na Europa, assim como os Estados Unidos, disse o presidente norte-americano, Barack Obama, na sexta-feira.

Como parte do sistema, os Estados Unidos devem estacionar mísseis interceptores e radares na Europa.

As autoridades disseram que os 28 países integrantes da Otan investirão 200 milhões de euros para interligar os sistemas existentes com os dos norte-americanos.

"(A decisão) oferece um papel para todos os nossos aliados. Responde às ameaças de nossos tempos", Obama disse a repórteres durante uma cúpula da aliança em Lisboa, Portugal.

Os líderes irão convidar a Rússia para aderir ao sistema quando encontrarem o presidente russo, Dmitry Medvedev, no sábado.

"Estamos ansiosos para discutir amanhã com a Rússia a construção de nossa cooperação com eles nesta área, assim como reconhecer que compartilhamos muitas das mesmas ameaças", afirmou Obama.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.