Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Terrorismo

Otan diz ter matado comandante de rede Haqqani no Afeganistão

Forças lideradas pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em combate no Afeganistão informaram nesta quarta-feira que um ataque aéreo matou um comandante sênior da rede Haqqani, ligada à Al-Qaeda, e outros dois militantes na província Khost, ao leste, perto da fronteira com o Paquistão.

Dilawar, que só era conhecido por um nome, era o "principal subordinado" de Haji Mali Khan, que foi capturado pela Otan na semana passada e dissera, na ocasião, que era o principal comandante da Haqqani no Afeganistão.

A morte de Dilawar é "outra perda significativa para o grupo insurgente", disse a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), em comunicado que descreveu as responsabilidades dele incluindo coordenar ataques nas forças afegãs e organizar entregas de armas.

A Otan também informou que Dilawar ajudou militantes estrangeiros a ingressar no Afeganistão e tinha ligações tanto com a Al-Qaeda quanto com o Movimento Islâmico do Uzbequistão.

A força afegã e de coalizão já conduziu mais de 530 operações para desmantelar as atividades da rede Haqqani no leste do Afeganistão até o momento este ano, disse a Otan. Cerca de 1.400 supostos insurgentes da Haqqani foram capturados no ano, sendo 100 desde o começo de outubro, e 20 líderes da rede foram mortos.

A rede Haqqani é uma das três facções insurgentes aliadas ao Taleban que combatem no Afeganistão e talvez a mais temida - acredita-se que eles introduziram os ataques suicidas no país e estejam por trás de ataques de alto escalão.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.