Ouça este conteúdo
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) está se preparando para realizar em 2024 o seu maior exercício militar desde a Guerra Fria. Com um contingente de 40 mil soldados, o exercício, cujo nome será "Steadfast Defender", buscará testar a prontidão da aliança em repelir uma possível agressão russa contra um de seus membros.
Segundo o jornal Financial Times, a atividade militar está programada para começar na primavera do hemisfério norte (outono no Brasil) do próximo ano. Ela envolverá entre 500 e 700 missões de combate aéreo, mais de 50 navios de guerra e os 40 mil soldados. A Alemanha, a Polônia e os países bálticos, regiões que têm expressado preocupações crescentes em relação às tensões com a Rússia, foram escolhidos como os locais onde serão realizados os exercícios militares.
A participação da Suécia, cuja candidatura à OTAN ainda não foi ratificada, aumenta o número total de nações envolvidas no exercício militar para 32.
A aliança também utilizará o exercício para se preparar para combater ameaças terroristas fora de suas fronteiras imediatas, refletindo um foco mais amplo na segurança global.