Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Gripe suína

Outro vírus com “potencial pandêmico” foi identificado na China

vírus porcos china
Vírus com potencial de causar uma pandemia foram identificados entre porcos na China (Foto: Pixabay)

Ouça este conteúdo

Um novo vírus com "potencial pandêmico" foi identificado por cientistas na China. Trata-se de uma cepa de gripe que tem como hospedeiro o porco, mas que também pode infectar humanos.

Os pesquisadores da Universidade Agricultural da China, que fizeram a descoberta, identificaram que os porcos da China estão se infectando com mais frequência, segundo informou a Science. Em um estudo publicado na revista Proceedings da Academia Nacional de Ciências, os cientistas explicaram que essa variante do vírus influenza, conhecida como G4, é preocupante porque seu núcleo é um vírus da gripe aviária, ao qual os humanos não têm imunidade, mas ela também possui fragmentos de cepas de mamíferos misturados.

Sun Honglei, um dos autores do estudo, disse que a presença de genes da H1N1, que causou pandemia de gripe em 2009, no vírus G4 "pode promover a adaptação do vírus", levando à transmissão de humano para humano. Por isso, ele indicou que é "é necessário fortalecer a vigilância" para acompanhar a incidência do vírus influenza em porcos chineses.

A notícia é preocupante porque vem em um momento em que o mundo ainda não descobriu como parar a pandemia de Covid-19 e está em busca de vacinas e medicamentos para acabar com o Sars-CoV-2. Ao comentar a novidade, biólogos disseram à Science que o potencial da variante G4 de causar uma pandemia é baixo. O vírus pode saltar dos porcos para os humanos, mas ainda não é transmitido de pessoa para pessoa. Especialistas salientaram, porém, que o vírus influenza pode surpreender, assim como ocorreu com o H1N1 em 2009.

Como foi feita a pesquisa

Sun e seus colegas analisaram cerca de 30 mil amostras nasais de porcos enviados a matadouros em 10 províncias da China, coletadas entre 2011 e 2018, e outras mil de porcos com sintomas respiratórios que foram examinados na faculdade de veterinária da UAC. Nas amostras foram identificados 179 vírus da gripe suína, sendo a grande maioria da variante G4 ou das outras cinco cepas G da linhagem aviária da Eurasia.

Os pesquisadores também coletaram amostras de 230 pessoas e identificaram anticorpos contra esse novo vírus em 4,4% delas - esse percentual dobrou entre os analisados que trabalham diretamente com os porcos. Por isso, Sun acredita que uma vacina contra a cepa G4 deveria ser desenvolvida para porcos e humanos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.