O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), e o governador do estado, Sérgio Cabral (PMDB), utilizaram o Twitter para parabenizar a nomeação do arcebispo Dom Orani João Tempesta a cardeal. Mais cedo, o papa Francisco fez o anúncio de nomeação de 19 novos cardeais vindos da Ásia, África, América do Norte e do Sul. O italiano Dom Lorenzo Baldisseri, que foi Núncio Apostólico no Brasil, também compõe a lista.
"Uma alegria para nossa cidade a designação de D. Orani como cardeal anunciada pelo Papa Francisco agora pela manhã. Nosso arcebispo, agora cardeal, é um grande parceiro na transformação que promovemos no Rio. Apoiando, alertando e criticando quando necessário. Mesmo quem não é católico tem enorme respeito e admiração por D. Orani. Viva Papa Francisco - que nos deixou com saudades - pela decisão. Viva D. Orani!", disse o prefeito do Rio de Janeiro.
O governador do Rio, Sérgio Cabral, também se manifestou pelo Twitter:
"Estou muito feliz e o Rio está feliz! Dom Orani tem feito um lindo trabalho pastoral à frente da Igreja Católica. Dedicado aos mais humildes e sempre integrado com todas as demais denominações religiosas nos esforços para melhorar a vida do povo carioca. Participamos ativamente da conquista da Jornada Mundial da Juventude. Estávamos juntos em 2011 em Madri quando o papa Bento XVI anunciou o Rio de Janeiro como sede da próxima Jornada. Parabéns, Dom Orani! Querido do povo carioca e brasileiro!", afirmou Cabral.
Esquerda tenta reconexão com trabalhador ao propor fim da escala 6×1
Jornada 6×1: o debate sobre o tema na política e nas redes sociais
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil