Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
informações

Países da UE querem banco de dados comum para emissão de vistos

Quinze países europeus planejam lançar um banco de dados comum para armazenar fotos e impressões digitais de candidatos a vistos em 2009, para ajudar a controlar melhor quem é permitido na região, disseram autoridades nesta segunda-feira.

As mudanças ajudariam a melhorar a segurança do sistema comum de vistos da União Européia, com um país sendo capaz de saber se alguém já teve visto concedido ou negado em outra nação, e se as pessoas ficaram mais tempo que o permitido no bloco.

A partir de junho de 2009, o banco de dados será comum para todos os países na chamada área "Schengen", uma região de 13 países da União Européia mais a Noruega e a Islândia, sem fronteiras internas.

"O banco de dados armazenará os dados pessoais e biométricos - fotos digitalizadas e impressões digitais - de cerca de 20 milhões de candidatos a vistos para o Schengen todos os anos", disse Sarah Ludford, membro do Parlamento Europeu.

Os dados serão armazenados por cinco anos, e a polícia poderá consultar o banco de dados para cada caso.

O Comissário de Justiça da União Européia, Franco Frattini, disse ter esperança de que o plano seja apoiado pelos ministros de Interior do bloco em junho.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.