Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
intolerância religiosa

Por causa de Alcorão queimado, países ocidentais emitem alerta sobre risco de atentados na Turquia

Países ocidentais emitem alerta sobre risco de atentados na Turquia
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, fala durante uma coletiva de imprensa à margem da Cúpula dos Líderes do G20 em Bali, Indonésia, em 16 de novembro de 2022. (Foto: EFE)

Ouça este conteúdo

Países ocidentais como Espanha, Alemanha, Holanda e Reino Unido emitiram alertas para seus cidadãos residentes na Turquia sobre o elevado risco de atentados terroristas em Istambul.

O motivo do risco seria a queima de exemplares do Alcorão em países europeus por integrantes de grupos de extrema-direita.

"Em linha de prudência e de segurança com os principais países da União Europeia, diante das suspeitas de ameaças terroristas, foi fechado nesta semana ao público o Consulado Geral da Espanha em Istambul e o Instituto Cervantes", informou a embaixada da Espanha em Ancara.

O consulado da Alemanha em Istambul anunciou que fecharia as portas "devido questões de segurança", seguindo medida adotada anteriormente por Holanda e Reino Unido.

A agência estatal turca de notícias Anadolu, a polícia local elevou as medidas de segurança no entorno do consulado alemão.

As embaixadas de Estados Unidos, França, Alemanha, Holanda e Reino Unido emitiram quatro dias atrás um alerta de alto risco terrorista para a Turquia, especialmente, para Istambul, pedindo aos cidadãos que se mantenham distantes de locais concorridos, o que inclui concentrações religiosas.

A comunidade armena também advertiu aos seus integrantes sobre a chegada na Turquia de terroristas do grupo jihadista Estado Islâmico e recomendou o cancelamento por três meses de atos das congregações religiosas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.