O Palácio de Buckingham divulgou nesta sexta-feira (26) que o rei Charles III, de 75 anos de idade, vai retomar sua agenda pública, quase três meses depois de ser revelado um diagnóstico de câncer. Na quinta-feira (25), um site americano havia relatado que teria ocorrido uma piora no estado de saúde do monarca britânico.
“Sua Majestade o Rei retornará em breve às funções públicas após um período de tratamento e recuperação após seu recente diagnóstico de câncer”, informou o comunicado do Palácio de Buckingham.
“Para ajudar a assinalar este marco, o rei e a rainha [consorte Camila] farão uma visita conjunta a um centro de tratamento de câncer na próxima terça-feira, onde encontrarão médicos especialistas e pacientes. Esta visita será a primeira de uma série de compromissos externos que Sua Majestade realizará nas próximas semanas”, acrescentou.
“Além disso, o Rei e a Rainha receberão Suas Majestades, o Imperador e a Imperatriz do Japão, para uma visita de Estado em junho, a pedido do Governo de Sua Majestade”, informou a nota.
Desde a notícia do diagnóstico de câncer, o monarca apareceu publicamente com a rainha consorte Camila apenas uma vez, durante missa de Páscoa no Castelo de Windsor em 31 de março.
Charles III é o monarca do Reino Unido desde setembro de 2022, quando sua mãe, a rainha Elizabeth II, morreu. Ele foi coroado em maio do ano seguinte.
Na quinta-feira, o site americano The Daily Beast afirmou que fontes no Reino Unido dão conta de que o estado de saúde do rei “não é bom” e que planos para um funeral dele “estão sendo atualizados regularmente”.
O site acrescentou que um documento que analisa o que “correu bem” durante o funeral da rainha em 2022 e “o que poderia ser feito melhor na próxima vez que um monarca morrer” está circulando em Whitehall, centro administrativo do Reino Unido.