• Carregando...

Gaza (EFE/AFP) – O ministro de Informação da Autoridade Palestina (AP), Nabil Shaath, anunciou ontem que as eleições parlamentares ocorrerão no final de janeiro de 2006, apesar de originalmente terem sido fixadas para julho deste ano. Shaath disse a imprensa local que o presidente da AP, Mahmoud Abbas, emitirá um decreto no próximo dia 7 de agosto no qual fixará a data oficial das eleições legislativas, por volta de 20 de janeiro do próximo ano.

Além disso, o ministro acrescentou que as facções palestinas se reunirão com funcionários da AP na próxima semana para estabelecer a data exata das eleições. Abbas adiou as eleições depois da realização de três turnos das eleições municipais nos quais o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) obteve resultados significativos. O Hamas anunciou que, pela primeira vez, participará de eleições parlamentares palestinas.

Retirada

Israel ameaçou ontem lançar uma grande ofensiva militar na faixa de Gaza se o processo de retirada dos colonos israelenses deste território se realizar sob fogo palestino. Também ontem foi inaugurado em Nitzan (sul) um assentamento de casas móveis para receber colonos retirados da região.

"Em caso de tiros, suspenderemos a retirada e conduziremos uma grande operação, na qual estará envolvida uma divisão do exército", declarou na rádio o vice-ministro israelense da Defesa, Zeev Boim. Se for lançada, esta operação de represálias deverá durar de 10 a 15 dias.

Nabil Abu Rudeina, o porta-voz de Mahmud Abbas, qualificou de "muito perigosas" as declarações de Boim. "O que ele disse é muito perigoso, e terá um impacto negativo sobre o processo de paz. Exigimos que o governo israelense pare com suas ameaças. A AP está pronta para assumir suas responsabilidades durante e depois da retirada".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]