O governo palestino determinou na quarta-feira o cancelamento de um programa infantil de uma emissora de TV do Hamas em que um "sósia" do Mickey Mouse prega a destruição de Israel e afirma que o Islã vai "comandar o mundo".
"Pioneiros do Amanhã", que recebia queixas de grupos israelenses, tem um apresentador, Farfur, vestido com uma fantasia que lembra a do célebre personagem de Walt Disney.
Ele e uma jovem co-apresentadora instruem seus pequenos espectadores sobre o tipo militante de piedade islâmica do Hamas.
"Vamos restaurar esta nação e sua glória, e vamos libertar Al Aqsa [mesquita em Jerusalém], com a vontade de Alá, e vamos libertar o Iraque, com a vontade de Alá, e vamos libertar os países muçulmanos invadidos por assassinos", disse Farfur em um programa.
Depois das queixas de entidades israelenses, que atraíram a atenção também fora da região, o ministro palestino da Informação, Mustafa Barghouthi, disse ter determinado a suspensão de "Pioneiros do Amanhã" para que seu conteúdo fosse revisto.
"Exigi que o Hamas suspenda o programa, e eles o retiraram, porque era errado usar um programa dirigido às crianças para passar mensagens políticas", disse Barghouthi, um político independente no governo liderado pelo Hamas.
"Qualquer órgão da mídia que violar a lei palestina de telecomunicações será penalizado pelo Ministério da Informação", afirmou ele à Reuters.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast