Palestinos retiram corpo que ficou debaixo dos escombros, na cidade de Gaza| Foto: Mohammed Salem/Reuters

Cidade de Gaza - As equipes médicas e de resgate palestinas encontraram 95 corpos entre as ruínas dos edifícios atingidos pela ofensiva israelense contra alvos do Hamas na Faixa de Gaza, informou a agência palestina de notícias Ma’an.

CARREGANDO :)

A polícia do movimento islâmico radical Hamas afirmou que os corpos são, em sua maioria, de militantes do grupo, incluindo ao menos 20 homens armados que morreram em combate. Embora Israel tenha declarado trégua unilateral na noite de sábado, os confrontos entre tropas israelenses e militantes voltaram a ocorrer na madrugada de ontem.

Segundo a agência Ma’an, equipes médicas palestinas descrevem as "cenas mais horríveis". Ao menos 25 corpos foram encontrados por uma família nos escombros de sua casa, no norte de Jabalya.

Publicidade

Entre as vítimas, estão muitas mulheres e crianças que permaneceram em casa mesmo diante da chegada das tropas israelenses e dos confrontos diretos com o Hamas.

Com as vítimas encontradas nos escombros, a agência calcula que passa de 1.200 pessoas mortas nos 23 dias de ofensiva na região. Os ataques mataram ainda 13 israelenses, sendo 10 soldados em ação e 3 civis atingidos por foguetes lançados pelo grupo radical Hamas, que domina o território.

Vítimas

Ao menos um palestino morreu hoje nos novos ataques israelenses contra a Faixa de Gaza, que romperam, menos de seis horas depois, a trégua anunciada pelo primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert.

Os relatos ainda são imprecisos, mas fontes médicas citadas pela imprensa israelense afirmam que o palestino, um civil, foi morto durante contra-ataque israelense a um grupo de militantes do Hamas que lançaram foguetes contra as tropas.

Publicidade

O confronto aconteceu na cidade de Khan Yunis, em Gaza. O Exército respondeu ao ataque e iniciou confronto direto com os milicianos, segundo porta-voz militar, com apoio da artilharia e de helicópteros. Médicos palestinos identificaram a vítima como um civil.

Em outro incidente, militantes atiraram contra uma patrulha da infantaria no norte da Faixa de Gaza. As tropas responderam, segundo o Exército, também com artilharia e helicópteros.