Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oriente Médio

Palestinos pedirão que ONU condene assentamentos

Um rascunho de resolução preparado pelos palestinos pedirá ao Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que declare ilegais os assentamentos israelenses na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, além de solicitar um congelamento total nas construções. A Associated Press obteve uma cópia do rascunho nesta quarta-feira. Nela, os assentamentos são chamados de "um grande obstáculo ao objetivo da paz".

O rascunho não pede sanções a Israel, mas incentiva ambas as partes a continuarem as negociações em direção a um acordo final de paz. Com os esforços para a retomada das negociações diretas, apoiadas pelos EUA e paralisadas há mais de três meses, os palestinos usam a resolução como parte de uma estratégia mais ampla para a comunidade internacional pressionar Israel. As negociações foram suspensas no fim de setembro, quando Israel não renovou a moratória às construções nos assentamentos judaicos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental. As informações são da Associated Press.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.