A China começou a enviar nesta quarta-feira (11) pandas criados em cativeiro para uma área protegida na província de Sichuan, no sudoeste do país, numa tentativa ambiciosa para reconstituir a população de pandas gigantes no hábitat natural.
Os primeiros seis pandas selecionados dos 108 criados pelo Projeto de Reabilitação para Pandas Gigantes de Chengdu foram soltos para o "treinamento da vida selvagem" em uma área florestal de mais de 130 hectares, chamada o Vale do Panda.
Autoridades e especialistas em pandas, além do astro aposentado do basquete Yao Ming, se juntaram para inaugurar o Vale do Panda nos arredores da cidade de Dujiangyan, a aproximadamente 60 quilômetros da próspera cidade de Chengdu.
"Muitas vezes quando trabalhamos no desenvolvimento de uma cidade ou vila, deveríamos considerar o ambiente natural para o panda gigante. Não deveríamos apenas pensar em dar comida e abrigo dentro de uma casa", disse Yao.
Considerado um tesouro nacional, os pandas se recuperaram depois de estar à beira da extinção, mas ainda continuam ameaçados pelo desmatamento, agricultura e invasões de terras.
Os pandas selecionados para o projeto serão libertados em grupos e monitorados. Aqueles que se adaptarem bem a uma zona inicial serão libertados a uma área maior de vida selvagem.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo