O secretário de Defesa norte-americano, Leon Panetta, pediu desculpas nesta quarta-feira (18) por fotografias que apareceram em um jornal norte-americano de soldados dos Estados Unidos posando ao lado de corpos mutilados de insurgentes afegãos.
"Isso é guerra e eu sei que a guerra é feia e violenta. Sei que os jovens algumas vezes tomam decisões muito tolas", disse Panetta em entrevista coletiva durante uma reunião de aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte em Bruxelas. "Não estou justificando isso."
Ele acrescentou: "Minhas desculpas são em nome do Departamento de Defesa e do governo dos Estados Unidos...Mais uma vez, aquele comportamento é inaceitável."
Panetta disse que lamenta a decisão do jornal Los Angeles Times de publicar algumas das fotos, que, segundo ele, poderão deflagrar uma retaliação contra os soldados estrangeiros estacionados no Afeganistão.
"Eu também não quero que essas imagens tragam mais danos ao nosso povo nem à nossa relação com o povo afegão. Esse tipo de foto é usada pelo inimigo para incitar a violência e tem como resultado a perda de vidas", disse ele.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano