A polícia do Cazaquistão informou neste sábado (04) sobre a aparição em Qaraghandy, cidade do nordeste do país, de panfletos em favor do checheno Dzhokhar Tsarnaev, um dos supostos autores dos atentados na Maratona de Boston.

CARREGANDO :)

"Rezem por Dzhokhar", diz o texto dos panfletos em preto e branco que inclui uma foto do jovem, atualmente internado e cujo irmão, Tamerlan, foi morto pelas forças de segurança americanas.

Um porta-voz da polícia citado pela agência russa "Interfax" disse que as panfletos foram colocados em uma passagem de pedestres subterrânea no centro de Qaraghandy, cidade de quase meio milhão de habitantes.

Publicidade

"Se as pessoas que os colaram forem localizadas, será aberto um expediente administrativo por danos à propriedade pública", acrescentou.

Dois estudantes cazaques, Azamat Tazhayakov e Dias Kadyrbayev, junto com o americano Robel Phillipos, todos de 19 anos, foram acusados pela autoridades dos Estados Unidos de ajudar Dzhokhar e de obstruir a justiça.

Anteriormente, panfletos similares aos que apareceram em Qaraghandy foram espalhados por Biskek, a capital do Quirguistão, república centro-asiática onde Dzhokhar nasceu em 1993.

A família Tsarnaev deixou o Quirguistão em 2001, quando Dzhokhar tinha 8 anos, para se mudar à república russa do Daguestão, vizinha da Chechênia.

Pouco depois, emigraram aos Estados Unidos, onde Dzhokhar se naturalizou americano, algo que não foi conseguido por seu irmão mais velho, Tamerlan, que teria sido o instigador dos atentados terroristas que em 15 de abril deixaram três mortos e quase 300 feridos.

Publicidade