O presidente israelense, Shimon Peres, convidou nesta terça-feira o papa Francisco a visitar Israel, em sua primeira reunião com o novo pontífice, que fez um apelo pela paz no Oriente Médio.
O papa aceitou o convite "com boa vontade e alegria", disse um porta-voz do Vaticano, mas não houve indicação de quando uma viagem seria feita.
"Eu estou esperando você em Jerusalém, e não apenas eu, mas todo o país de Israel", disse Peres ao papa na presença de jornalistas, após 30 minutos de conversas particulares no Palácio Apostólico do Vaticano.
Francisco, o ex-cardeal argentino Jorge Bergoglio, fez um apelo pela paz entre israelenses e palestinos em seu discurso de Páscoa no mês passado.
Os dois antecessores imediatos de Francisco, Bento XVI e João Paulo 2º, visitaram a Terra Santa, incluindo territórios palestinos, em 2000 e 2009, respectivamente.
Peres pediu a Francisco "para orar por todos nós" e disse ao papa que iria orar por ele em uma viagem que fará na quarta-feira à cidade italiana de Assis, onde vai visitar o túmulo de São Francisco, cujo nome Bergoglio adotou ao ser eleito papa.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia