O papa Francisco aprovou nesta quinta-feira (23) a promulgação do decreto que reconhece as "virtudes heróicas" do sacerdote brasileiro e fundador da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, Aloísio Sebastião Boeing. Esse é o primeiro passo para o processo de beatificação.
O pontífice assinou este decreto após uma audiência com o cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos. "Venerável Servo de Deus" é o título dado a uma pessoa morta que é reconhecida "por ter vivido as virtudes de forma heróica".
Padre Boeing, nascido em 1913 no município de Vargem do Cedro e falecido em 2006 em Jaraguá do Sul, ambos em Santa Catarina, “é lembrado por seu extenso apostolado, unido a grande caridade, e pelo alívio que ele levou a tantas pessoas carentes”, disse o Vaticano.
Além disso, “foi diretor espiritual válido para muitos padres e apaixonadamente dedicado às comunidades locais onde exerceu seu ministério, mostrando-se caridoso, humilde e disponível a todos, assim como aos pobres aos quais ele forneceu apoio material e espiritual".
Antes de um sacerdote ser considerado santo existem algumas etapas: a primeira é ser declarado venerável servo de Deus, a segunda beato e a terceira santo.
Para que um eclesiástico seja beatificado é necessário que um milagre tenha ocorrido por sua intercessão, e para que seja canonizado, feito santo, é necessário um segundo milagre realizado "por intercessão" depois de ter sido proclamado beato.