O Papa Bento XVI chegou nesta quinta-feira a Varsóvia para iniciar sua visita de quatro dias à Polônia, terra natal de seu antecessor, João Paulo II.
- Eu os saúdo, soldados - foram as primeiras palavras ditas em polonês pelo Papa, após descer do avião no aeroporto de Okezie, na capital polonesa. Os soldados da companhia de honra do Exército Polonês responderam em coro, cumprimentando o visitante.
Bento XVI foi recebido pelo presidente da Polônia, Lech Kaczynski, e sua mulher, Maria; pelo primaz da Igreja Católica polonesa, cardeal Jozef Glemp; e pelo cardeal da Cracóvia, Stanislaw Dziwisz, que durante anos foi secretário pessoal de João Paulo II.
- Nós, poloneses e alemães, somos vizinhos. Mas no passado muitas vezes ficamos distantes - disse em seu discurso de boas-vindas Kaczynski, que expressou sua esperança de que o distanciamento não se repita.
- Vim para seguir o exemplo do meu grande antecessor, o Papa João Paulo II - respondeu em polonês Bento XVI. A fala foi aplaudida com entusiasmo por milhares de pessoas que foram ao aeroporto.
O Pontífice visitará nos próximos quatro dias alguns dos lugares onde João Paulo II passou sua juventude, assim como os antigos campos de concentração nazistas de Auschwitz e Bikernau.
Deixe sua opinião