O papa Francisco vai discursar em uma sessão conjunta do Congresso dos Estados Unidos, sendo o primeiro papa a fazê-lo, em sua viagem de 19 a 27 de setembro para Cuba e EUA. Antes, o pontífice encontrará o presidente cubano, Raúl Castro, em Havana, como informou o Vaticano nesta terça-feira (30).
O itinerário inclui paradas em Havana, Holguin e Santiago em Cuba, antes de seguir para Washington, Nova York e Filadélfia. Ele se encontrará com o presidente dos EUA, Barack Obama, em 23 de setembro na Casa Branca.
Com influência de Francisco, o primeiro papa da América Latina, o Vaticano mediou no ano passado a retomada dos laços diplomáticos entre Washington e Havana após mais de meio século.
Em Nova York, ele falará na Organização das Nações Unidas (ONU), participará de um serviço inter-religioso no Marco Zero, local do ataque de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center, e se encontrará com imigrantes e seus filhos em uma escola no Harlem.
Ele passará os dois últimos dias da viagem na Filadélfia para encerrar o Encontro Mundial de Famílias, um evento católico internacional que acontece em uma cidade diferente a cada três anos. Ele também visitará a prisão Curran-Fromhold.
Francisco viaja no domingo para o Equador, Bolívia e Paraguai.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos