O papa Bento XVI autorizou os sacerdotes a serem magnânimos e administrarem os sacramentos da comunhão e da confirmação, inclusive quando se entrevêem apenas os indícios de fé.
O Papa falou sobre essa indicação - baseada em sua própria experiência humana e espiritual - durante seu encontro, na catedral de Bressanone, norte da Itália, com cerca de 400 sacerdotes e religiosos locais.
- Não posso dar uma resposta infalível - respondeu quando questionado sobre o assunto por um padre italiano.
- Quando era mais jovem era mais severo e pensava que se tratando de sacramentos da fé, fosse mais problemático administrá-los com amplitude. Com o tempo, compreendi que é preciso continuar o caminho do Senhor, aberto à misericórdia, que acolhe também aos que têm apenas indícios de fé - relatou.
- Podemos ver inclusive uma pequena chama de desejo de comunhão na Igreja, existe um motivo para ir nesta direção - explicou.
Na catedral de Bressanone, localidade alpina onde passa as férias, o Santo Padre respondeu a seis perguntas de sacerdotes durante uma hora em uma reunião a portas fechadas. As informações são da Ansa