O Papa Francisco celebrou neste domingo (4) a Santa Missa com o Rito de Beatificação do Papa João Paulo I na Praça de São Pedro, no Vaticano.
A Beatificação é o último passo antes da canonização na Igreja Católica.
Na homilia, Francisco relembrou o perfil de João Paulo I, que ficou conhecido como “o Papa do sorriso”.
“Com o sorriso, o Papa Luciani conseguiu transmitir a bondade do Senhor. É bela uma Igreja com um rosto alegre, sereno e sorridente”, disse o Santo Padre.
Ao final da cerimônia, Francisco fez uma saudação a todos os presentes na Praça de São Pedro e invocou preces à Virgem Maria, pedindo inclusive orações pela paz na Ucrânia, que sofre com a guerra há mais de seis meses.
“E agora nos dirigimos em oração à Virgem Maria, para que ela possa obter o dom da paz em todo o mundo, especialmente na Ucrânia martirizada. Que Ela, a primeira e perfeita discípula do Senhor, nos ajude a seguir o exemplo e a santidade de vida de João Paulo I”, declarou o Papa.
João Paulo I foi Papa por apenas 33 dias
O cardeal Albino Luciani nasceu na Itália, em 1912. Foi eleito Papa em 26 de agosto de 1978, após a morte de Paulo VI. Quando escolhido, passou a se chamar João Paulo I.
Após apenas 33 dias da eleição, ele foi encontrado morto em seu quarto no Vaticano. Quem o sucedeu foi o então cardeal polonês Karol Wojtyla, que, quando eleito, escolheu o nome de João Paulo II.
O Papa João Paulo II foi canonizado em cerimônia celebrada pelo Papa Francisco em 2014. Hoje, é chamado São João Paulo II.