O papa Francisco chegou na manhã desta quarta-feira (02) em Portugal para participar dos eventos da Jornada Mundial da Juventude com uma agenda intensa que vai até o próximo dia 6 e inclui, entre outras atividades, uma visita ao santuário de Fátima.
O avião papal da companhia Ita Airways aterrissou na base militar de Figo Maduro, nos arredores de Lisboa, às 9h44 (hora local, 5h44 de Brasília), cerca de 15 minutos antes do horário inicialmente previsto, e foi recebido pelo presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.
O papa deslocou-se pela pista do aeroporto em uma cadeira de rodas e, após uma breve cerimônia de boas-vindas, dirigiu-se ao Palácio Nacional de Belém, residência oficial do presidente, onde se reunirá em privado com Rebelo de Sousa.
Francisco deixou o aeroporto em um carro fechado, identificado por sua cor branca e pela bandeira do Vaticano, e cercado por um forte esquema de segurança.
Em Belém, onde hoje decorrerá grande parte da programação oficial da visita, milhares de fiéis aguardam o pontífice com música e em um ambiente festivo.
O papa terá ainda reuniões com o primeiro-ministro português, António Costa, representantes do corpo diplomático e da sociedade civil, e concluirá o primeiro dia em Lisboa em um encontro com membros da Igreja portuguesa, na qual será mencionada a investigação que desvendou 4.800 abusos de menores nos últimos 70 anos.
Fora do programa oficial, foi anunciado um encontro de Francisco com um grupo de vítimas, sobre o qual não foram fornecidos detalhes para proteger a privacidade dos participantes.
Esta é a segunda visita a Portugal do pontífice argentino de 86 anos, que em 2017 esteve no santuário de Fátima.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo