O Vaticano anunciou na manhã desta quinta-feira (9) que o Papa Francisco destinou 100 mil euros (cerca de R$ 550 mil) para ajudar vítimas das catastróficas enchentes no Rio Grande do Sul da última semana.
No comunicado, a sede da Igreja Católica disse que a verba foi retirada da Esmolaria Apostólica, departamento da Santa Sé dedicado à caridade, e será destinada ao "auxílio dos desabrigados".
"Este valor foi em torno de 100 mil euros e será repassado para o Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o regional que abrange todo o Rio Grande do Sul, para ajudar no que for possível", afirmou o arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Jaime Spengler.
No domingo (5), o papa Francisco já havia se manifestado sobre a tragédia no Sul do Brasil ao dedicar sua oração à população afetada pelas graves inundações. “Que o Senhor acolha os falecidos e dê conforto às suas famílias e a todos aqueles que tiveram que deixar suas casas”, disse o pontífice.
A oração foi proferida da janela do Palácio Apostólico, no Vaticano, onde o papa expressou solidariedade às vítimas. “Asseguro minha oração pela população do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil”.