O papa Francisco receberá em audiência o presidente da Argentina, Alberto Fernández, que está prestes a encerrar seu mandato. O encontro será no Palácio Apostólico, na Cidade do Vaticano, na próxima semana, segundo informações divulgadas por fontes oficiais nesta quinta-feira (23).
A visita de de Fernández ao papa poderá ser a última como presidente do país sul-americano, já que o peronista, que não se candidatou à reeleição, será substituído pelo libertário Javier Milei, vencedor do segundo turno das eleições presidenciais argentinas, no próximo dia 10 de dezembro.
O papa já conversou com Milei por telefone e o felicitou pela vitória nas eleições argentinas. Milei recentemente mudou o tom ao falar sobre o líder da Igreja Católica e o convidou para visitar a Argentina em breve. Segundo informações da Agência EFE, há rumores de que o papa possa fazer uma viagem ao seu país natal em 2024, apesar de sua saúde frágil.
A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que também é ex-presidente do país, tinha planos de viajar à Itália nesta semana para se reunir com o papa, mas cancelou a viagem devido ao resultado das urnas, que foi desfavorável ao partido governista. O candidato apoiado por Fernández e Kirchner, Sergio Massa, que ainda exerce o cargo de ministro da Economia do país, perdeu por 11,5 pontos percentuais para Milei no último domingo (19). (Com Agência EFE)