O papa Francisco está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde o início da tarde desta quarta-feira (29) para passar por "alguns check-ups previamente agendados", segundo informou a assessoria de imprensa do Vaticano.
Em uma breve mensagem, o Vaticano relatou apenas que o pontífice argentino está internado, mas não esclareceu por quanto tempo ou se a internação está relacionada com a operação de cólon à qual foi submetido em julho de 2021.
Em entrevista recente à agência de notícias americana Associated Press, Francisco, de 86 anos, revelou que voltou a sofrer de diverticulite, problema pelo qual teve de ser operado e teve uma pequena parte do cólon retirada, mas que se encontra em boas condições de saúde.
O papa foi operado neste mesmo hospital romano em 4 de julho de 2021 e recebeu alta após dez dias, seguida de uma lenta recuperação.
Desde então, Francisco só sofreu com o problema no joelho direito, que o obriga a andar com uma bengala ou cadeira de rodas, e garantiu em várias ocasiões que não quer ser operado.
Durante a manhã desta quarta-feira, o papa realizou a audiência geral e demonstrou estar bem disposto. Para o próximo domingo está marcada a missa do Domingo de Ramos.