Internado desde a última quarta, Papa Francisco deve passar a próxima semana despachando do hospital em Roma.| Foto: Raúl Martinez Mendo/EFE
Ouça este conteúdo

O papa Francisco tem melhorado depois de ter sido operado de uma hérnia abdominal na quarta (7), mas foi aconselhado a não fazer esforços e, consequentemente, a não rezar publicamente o Angelus no domingo (11), disse o médico que o operou no hospital Gemelli de Roma, Sergio Alfieri.

CARREGANDO :)

“Nos últimos dias, foi suspenso todo o tratamento venoso e ele (papa) está sendo alimentado com uma dieta semilíquida. Está sem febre e hemodinamicamente estável. As análises ao sangue e a radiografia do tórax pós-operatória são boas”, declarou Alfieri em entrevista coletiva no hospital.

No entanto, dada a necessidade de permitir que a malha implantada para a reparação dos músculos abdominais cicatrize da melhor forma, os médicos o aconselharam a não se esforçar e a não aparecer em público para celebrar o Angelus do hospital, como fez durante a internação anterior, em julho de 2021, após a operação do cólon.

Publicidade

“Por conselho da equipe médica e do assistente pessoal de saúde, e como se deduz dos tempos normais de recuperação pós-operatória em operações deste tipo, amanhã [domingo, 11] o papa rezará a oração do Angelus em privado, unindo-se espiritualmente, com afeto e gratidão, aos fiéis que queiram acompanhá-lo, onde quer que estejam”, explicou o Vaticano em comunicado.

Alfieri sublinhou também que “o papa não teve nenhum problema cardíaco nem sofreu um infarto”, comentou Alfieri em resposta a perguntas dos jornalistas durante uma entrevista coletiva no hospital, acrescentando que o pontífice está bem do ponto de vista cardiorrespiratório.

Quanto ao número de dias que o papa Francisco terá de permanecer no hospital, Alfieri disse que será internado pelo menos durante toda a próxima semana.

“É uma decisão tomada por prudência para facilitar a recuperação, mas tudo está correndo bem. Para garantir que retornará à Santa Marta (a sua residência) nas melhores condições, gostaríamos de mantê-lo no hospital durante uma semana. A recuperação total é de três meses para toda mundo. É muito importante que ele retorne ao trabalho fisicamente forte. Mas nós só podemos sugerir, porque é ele que decide. Demos uma sugestão médica para domingo e ele decidiu”, explicou.