O papa Francisco e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reuniram nesta sexta-feira (29) no Vaticano, segundo informou o escritório de imprensa da Santa Sé. O encontro durou cerca de 75 minutos e foi bem mais longo do que costumam ser os dos outros chefes de Estado que visitam o bispo de Roma.
A delegação do Executivo americano, além do presidente, contou com a primeira-dama, Jill Biden, com o secretário de Estado, Antony Blinken, e o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan.
Depois da reunião com o papa Francisco, o chefe de governo dos EUA se encontrou com o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, que participará da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), que começa neste domingo.
Solução para a crise ambiental
Ainda nesta, sexta, o pontífice enviou uma mensagem à rede britânica "BBC" cobrando dos líderes políticos que participarão da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) "urgência" na busca de soluções para a crise ambiental.
No vídeo, o papa Francisco falou sobre a situação atual, na qual nos encontramos "frágeis e submersos em uma série de crises sanitárias, ambientais, alimentares, econômicas, sociais, humanitárias e éticas". Para o pontífice, "toda crise requer visão, capacidade de planejamento e rapidez de execução, repensando o futuro de nossa casa comum e de nosso projeto comum".
O papa pediu dos líderes políticos "uma renovada corresponsabilidade mundial, uma nova solidariedade fundada na justiça, no fato de compartilhar um destino comum e na consciência da unidade da família humana".
Além disso, relembrou o apelo feito dias atrás por líderes religiosos e cientistas, por "ações mais responsáveis e coerentes", dirigido, inclusive, aos governantes.
"Naquela ocasião, me impressionou o testemunho de um dos pesquisadores, que disse: 'Minha neta, que acaba de nascer, em 50 anos, terá que viver em um mundo inabitável. Não podemos permitir'", afirmou o líder da Igreja Católica.
A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas começa neste domingo, na cidade de Glasgow, no Reino Unido. A delegação do Vaticano será liderada pelo secretário de Estado, Pietro Parolin.