O papa Francisco estreará no Instagram no próximo sábado (19). O anúncio foi feito pelo prefeito da Secretaria para a Comunicação do Vaticano, monsenhor Dario Edoardo Vigano, durante a apresentação do seu livro Fedeltà e cambiamento - La svolta di Francesco raccontata da vicino (Fidelidade e mudança - a reviravolta de Francisco contada de perto). A conta oficial do pontífice terá o nome “Franciscus”, segundo a agência Ansa.
Francisco já tem quase 9 milhões de seguidores no Twitter, com a conta @Pontifex, criada ainda durante o papado de Bento 16, em 2012. Sua frequência de posts é praticamente diária.
A decisão de criar uma conta no Instagram foi anunciada há cerca de 20 dias, depois de o papa receber o diretor-executivo e cofundador do aplicativo, Kevin Systrom, para discutir o “poder da imagem em unir pessoas de diferentes culturas e línguas”.
Além de Systrom, o papa recebeu recentemente no Vaticano o CEO da Apple, Tim Cook, e Eric Schmidt, presidente-executivo da Alphabet (empresa que controla o Google).
“Francisco segue os grandes ensinamentos da Igreja mas, ao mesmo tempo, mudou muito o seu modo de comunicar o pontificado: não somente simplificando a figura do pontífice, mas também contando história e parábolas”, disse Vigano.
O monsenhor explicou que podem ser necessários cerca de cinco anos para a reforma da mídia que está sendo iniciada no Vaticano. “Este será um ano importante porque vai ocorrer a fusão de TV e Rádio” num único “Centro de Rádio e TV Vaticano”. “A ideia não é cortar. Queremos que cada euro gasto tenha tanto a força comunicativa quanto a semente de missão apostólica.”
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”