O papa Francisco foi levado nesta quarta-feira (29) ao hospital Gemelli, em Roma, para exames que, segundo informou a princípio o Vaticano, estavam marcados, mas a imprensa italiana e o serviço de imprensa da Santa Sé informaram que a situação é mais delicada do que o noticiado a princípio.
A Santa Sé divulgou boletim em que informou que Francisco apresentou uma infecção respiratória e está internado.
“Após exames, constatou-se que o Pontífice está com uma infecção respiratória (exclui-se a infecção de Covid 19), que exigirá alguns dias de adequada terapia médica hospitalar”, informou.
A imprensa italiana também informou que Francisco apresentou “dificuldades respiratórias” no final da manhã e precisou ir de ambulância ao centro médico.
O jornal Corriere della Sera explicou que seria uma questão de “problemas cardíacos e dificuldades respiratórias”, mas que a situação, por enquanto, “não é preocupante”.
Após a tradicional audiência de quarta-feira, o papa teria apresentado dificuldades respiratórias que os médicos do Vaticano consideraram alarmantes, segundo o jornal Il Messaggero.
Devido à internação, seguranças foram alertados para passar a noite no décimo andar do Policlinico Agostino Gemelli, o reservado aos pontífices, acrescentaram outros veículos de imprensa italianos.