Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Escolha

Papa nomeia alemão presidente do Banco do Vaticano

O papa Bento XVI nomeou ontem o advogado alemão Ernst von Freyberg presidente do Instituto para Obras Religiosas (IOR), mais conhecido como o Banco do Vaticano, informou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

Segundo Lombardi, o papa manifestou seu pleno consentimento à designação de Von Freyberg pela comissão de cardeais que supervisiona as atividades da instituição, após uma profunda avaliação dos candidatos.

O comunicado da Santa Sé diz que Freyberg traz "vasta experiência em questões financeiras e o processo regulatório financeiro".

Nascido em 1958, ele é membro do conselho de assessores da agência de empregos temporários Manpower GmbH e da empresa de gestão de ativos Flossbach von Storch AG.

O novo chefe do banco é um católico devoto, mas, de acordo com Lombardi, não é um amigo pessoal de Bento XVI.

Segundo o Vaticano, cerca de 40 pessoas em todo o mundo foram consideradas para o cargo.

O anúncio de que o papa indiciaria o novo presidente do IOR foi feito na quinta-feira pelo secretário de Estado, Tarcisio Bertone, o segundo homem na estrutura da Santa Sé, a quem se acusa de ter feito pressão para que fosse demitido Ettore Gotti Tedeschi, pessoa de confiança do papa e membro do Opus Dei.

Gotti Tedeschi, acusado de má gestão, sem maiores especificações, foi afastado em maio do ano passado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.