O papa Francisco nomeou Blase Cupich como novo arcebispo de Chicago, um dos cargos mais altos na hierarquia da igreja norte-americana.
Cupich, 65, visto como moderado e atualmente bispo de Spokane, em Washington, substitui o mais conservador cardeal Francis George, 77, que vai se aposentar.
Chicago, com mais de 2,2 milhões de católicos, é a terceira maior arquidiocese dos EUA em fiéis e uma das mais ativas junto a congressistas e outros líderes políticos.
O arcebispo da cidade costuma, tradicionalmente, ser nomeado cardeal. Isso significa que Cupich estaria apto a participar do conclave que escolherá o substituto de Francisco.
Albânia
Neste domingo, o papa visita a Albânia, nos Bálcãs, país de maioria muçulmana que viveu sob regime comunista entre 1944 e 1991.
"Decidi viajar para este país porque sofreu muito por causa de um terrível regime ateu e agora esta realizando uma pacífica convivência entre seus diferentes componentes religiosos", explicou recentemente Francisco durante uma audiência geral realizada na Praça de São Pedro do Vaticano.
Francisco empreende assim seu quarto périplo fora das fronteiras do Vaticano, depois dos realizados ao Brasil, Terra Santa e Coreia do Sul.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Câmara aprova reforma tributária e pacote fiscal: entenda os impactos. Acompanhe o Entrelinhas
Saiba como votou cada deputado na regulamentação da reforma tributária
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF