O papa Bento 16 nomeou na quarta-feira um novo "camerlengo", cardeal que governa interinamente a Igreja entre a morte de um papa e a eleição de um sucessor.
O novo camerlengo é o cardeal Tarcisio Bertone, que também é o secretário de Estado do Vaticano, disse um comunicado. Ele é o segundo na hierarquia do Vaticano, atrás apenas do papa.
Bertone substitui o cardeal Eduardo Martínez Somalo, espanhol que supervisionou a transição depois da morte do papa João Paulo 2o, em abril de 2005.
Martínez Somalo, que esteve no posto desde 1993, foi obrigado pelas leis da Igreja a entregar sua renúncia porque está se aproximando dos 80 anos.
O papa Bento 16 faz 80 anos em 16 de abril, mas acredita-se que ele apresenta boa saúde.
O camerlengo é a pessoa que tem de confirmar oficialmente a morte do papa, tradicionalmente dando três batidas leves em sua cabeça com um martelo de prata e chamando seu nome.
O camerlengo atua temporariamente como chefe de Estado da Cidade do Vaticano, mas não é responsável por comandar a Igreja Católica quando não há um papa. Esse papel cabe a um grupo de cardeais.
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco
Maduro abranda discurso contra os EUA e defende “novo começo” após vitória de Trump
Deixe sua opinião