Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra da Ucrânia

Papa questiona esforços feitos pelo fim da guerra da Ucrânia

Papa questiona esforços feitos pelo fim da guerra da Ucrânia
Papa Francisco reiterou desejo por cessar-fogo e avanço negociações pela paz (Foto: AFP)

Ouça este conteúdo

O papa Francisco falou nesta sexta-feira (24) sobre o primeiro aniversário da invasão da Rússia à Ucrânia e questionou os esforços realizados até o momento para acabar com conflito no Leste Europeu.

"Faz um ano começava a absurda guerra contra a Ucrânia. Permaneçamos próximos ao martirizado povo ucraniano, que segue sofrendo e nos perguntemos: Foi feito todo o possível para parar a guerra? A paz construída sobre as ruínas não será nunca uma verdadeira vitória", escreveu o pontífice no Twitter.

O líder da Igreja Católica fez a postagem em diversas línguas, nos diferentes perfis que mantêm, que juntos somam 54 milhões de seguidores. Na última quarta-feira, durante audiência geral, o papa havia pedido um cessar-fogo na Ucrânia e que fossem iniciadas as negociações de paz.

"Faço um apelo a todos os que têm autoridade sobre as nações, para que se envolvam no fim do conflito", afirmou ontem no Vaticano o líder da Igreja Católica.

Em entrevista coletiva o papa reiterou a oferta de se reunir com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, e com o russo, Vladimir Putin.

A Santa Sé tentou, em diversas ocasiões, mediações que foram rejeitadas pela Rússia. Além disso, Francisco garantiu que não irá à Kiev porque, atualmente, não pode ir para Moscou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.