O papa Bento 16 afirmou nesta segunda-feira que visitará Cuba e México no começo de 2012, a primeira viagem do pontífice para ambas as nações.
O anúncio formal foi feito na homilia de uma missa no Vaticano por ocasião do bicentenário da independência de alguns países latino-americanos. Ele disse esperar que a viagem seja "uma época preciosa para evangelizar com uma fé sólida, uma vívida esperança e uma reluzente caridade".
A viagem deve acontecer antes da Páscoa, que no ano que vem cai em 8 de abril, segundo o papa. Fontes do Vaticano disseram que ela durará cerca de uma semana, no fim de março.
João Paulo 2º, que morreu em 2005, esteve cinco vezes no México e uma em Cuba, em 1998. As relações entre a Igreja Católica e o regime comunista cubano melhoraram depois disso, e no ano passado a Igreja inaugurou seu primeiro seminário na ilha em mais de meio século.
Em 2010, o presidente Raúl Castro se serviu da mediação da Igreja para libertar dezenas de presos políticos, intensificando o diálogo do regime com o clero local.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião