O papa Bento XVI recebeu nesta sexta-feira no Vaticano os líderes do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), entidade que reúne os bispos da América Latina e Caribe, informou a Santa Sé em comunicado.
No total são seis bispos, liderados pelo mexicano Carlos Aguiar Retes, Arcebispo de Tlalnepantla eleito em maio presidente do CELAM. Eles foram recebidos pelo Papa em uma audiência privada no Palácio Apostólico.
É a primeira visita oficial realizada pelos novos diretores da CELAM.
Os bispos que representam a Igreja Católica da América Latina, onde se concentram quase a metade dos 1 bilhão e cem milhões de católicos do mundo, permanecerão até o dia 12 de outubro e participarão de reuniões com diferentes órgãos do Vaticano.
Junto com Aguiar Retes, foram recebidos os bispos Rubén Salazar (Colômbia), primeiro vice-presidente; monsenhor Dimas Lara (Brasil), segundo vice-presidente; monsenhor Carlos María Collazzi (Uruguai), presidente do comitê econômico; monsenhor Santiago Silva (Chile), secretário geral e o padre Leonidas Ortíz (Colômbia), secretário geral adjunto.
Os bispos realizaram esta viagem de trabalho para apresentar o Plano Global do CELAM para os próximos quatro anos (2011-20015), com a nova estratégia pastoral da igreja, e para discutir, entre outros assuntos, os projetos de comunicação conjunta promovidos pelo Departamento de Comunicação.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas