O Papa Bento XVI, que chegou neste sábado à Espanha, destacou que existem certas coisas para as quais a Igreja deve dizer "não", ao se referir ao casamento gay, legalizado no país em 2005.
O Pontífice de 79 anos chegou à Espanha para encerrar um encontro mundial das famílias católicas e para confortar familiares de vítimas do acidente de trem que matou 42 pessoas em Valência na última segunda-feira.
Questionado por jornalistas sobre a legalização do casamento gay e as demais mudanças adotadas pela sociedade espanhola, Bento XVI afirmou que tem visto aspectos positivos na vida das famílias católicas da Espanha, mas que certos problemas não podem ser ignorados.
- Temos famílias que se amam, que são felizes. Queremos ver esta realidade ampliada, o que traz esperanças para o futuro afirmou. É verdade que existem fatos aos quais a vida cristã deve dizer não. Queremos que as pessoas entendam que, pela natureza humana, foram o homem e a mulher que foram feitos um para o outro e para dar um futuro à humanidade acrescentou.
A aprovação da lei colocou o primeiro-ministro espanhol Jose Luis Zapatero em rota de colisão com os rumos da Igreja Católica, que interpretou a aprovação como uma expressão de "liberdade anárquica". O premier espanhol afirmou que não comparecerá ao encontro do Papa com peregrinos neste domingo, evento que deve reunir mais de um milhão de pessoas em Valência.
Recebido no aeroporto pelo Rei Juan Carlos e pela rainha Sofia e cercado por centenas de peregrinos que acenavam com bandeiras, o Papa afirmou que a família, estruturada pelo casamento, é "a única instituição nos planos de Deus".
- A Igreja não pode falhar em seu papel de promover esta importância fundamental disse Bento XVI.
Em sua primeira parada com o Papamóvel, Bento XVI visitou a estação onde foi registrado o acidente. Saudado por milhares de pessoas, o Papa prestou homenagens aos 42 mortos depositando uma coroa de flores em frente à estação de metrô e comandando uma breve oração.
Em seguita, Bento XVI se juntou aos familiares das vítimas em uma basílica.